Integra

O objetivo desse trabalho é propor estratégias / temas relacionados à História da Educação Física aplicáveis ao ensino fundamental e médio.


 O que motivou esta proposição, foi o fato de observar que por vezes o ensino da história fica restrito à informação de fatos, dados ou transmissão de conteúdos soltos que se perdem, sem uma análise crítica ou vivência por parte dos alunos.


 "O ensino e a aprendizagem da história envolvem uma distinção básica entre o saber histórico, como um campo de pesquisa e produção de conhecimento do domínio de especialistas, e o saber histórico escolar, como o conhecimento produzido no espaço escolar." (Sec. Educação Fundamental, 1997, p.35)


 Dessa forma, entendo ser de fundamental importância não apenas a transmissão de conhecimentos, mas sim relacionar esses conteúdos à realidade e prática do aluno, objetivando uma práxis pedagógica mais pautada na qualidade do que na quantidade de dados e informações.


 As pesquisas elaboradas pelos profissionais na área da História da Educação Física devem buscar, além dos fatos, dados e relações tempo / espaço, estratégias de aplicabilidade e construção de conhecimento junto ao corpo discente e por que não dizer à estrutura escolar.


 Segundo Ferrari (1974), a pesquisa é uma atividade humana cujo propósito é descobrir respostas para as indagações ou questões significativas e, sendo assim, dirigi-las efetivamente para a práxis pedagógica é fundamental.


 A proposta de tematizar, através da realização de atividades práticas relacionadas à História de Educação Física, vem da preocupação de como trabalhar esse conteúdo no ensino fundamental e médio, bem como trazer uma reflexão de que podemos diversificar nossa prática e tornar mais prazerosa e significativa a aprendizagem de conhecimentos científicos à luz da cultura corporal.


 Fatos históricos, pesquisas e práxis pedagógica


 De uma forma geral o objetivo da história é investigar e expor os fatos históricos em sua evolução no tempo e no espaço. Esses fatos podem ser sociais, políticos, econômicos, religiosos, culturais e repercutem na sociedade.


 O fato histórico traz em si relações que interferem em situações regionais ou mundiais e também na prática de atividades físicas.
Existem fatos do passado que se comparados a fatos presentes permite-nos traçar paralelos e pontos comuns que nos auxiliam na compreensão de determinadas situações. Se relacionados a aspectos da realidade do aluno ou do contexto escolar, veremos a viabilidade de atuarmos no processo ensino-aprendizagem utilizando a história como um meio de diversificarmos nossa prática da Educação Física.


 Segundo Ferreira (1992) existe
[...] "uma postura passiva do profissional de Educação Física, à espera de soluções externas à sua problemática cotidiana, muitas vezes produzidas em realidades diversas da brasileira" [...]


 "Ao mesmo tempo, e em posição diametralmente oposta, encontra-se o pesquisador, distanciado da realidade, a partir da qual e para a qual supostamente deveria produzir, divagando em formulações teóricas que sucumbem ao confronto com a prática." (p.138)
Acontece, por vezes, uma lacuna entre o professor que em sua prática profissional recebe conhecimentos prontos e o que produz o conhecimento. Portanto a aproximação entre a teoria e a prática é fundamental no processo ensino-aprendizagem e deve ser um objetivo constante do corpo docente.


 Faria Júnior (1992) destaca que na estratégia de pesquisa baseada na abordagem crítico-dialética, o homem é visto como agente histórico e sendo assim a produção científica é concebida como uma construção, [...] "que serve de mediação entre o homem e a natureza, onde o homem como sujeito veicula a teoria e a prática, o pensar e agir, num processo cognitivo-transformador da natureza". (p. 28-29)


 Engajar-se na pesquisa exige do professor uma preocupação em nível prático, didático e na formação de consciências críticas frente a fatos históricos.


 Por outro lado, a pesquisa feita pelos alunos devem objetivar sua formação integral e não apenas o contato com novos conhecimentos. A realização de atividades práticas, utilizando a cultura corporal, podem significar ou auxiliar a compreensão e assimilação desses conteúdos.


 Para Betti (1992), existem questões complexas e contextos instáveis que tornam a pesquisa e a prática numa fonte de incertezas e variabilidades. A aplicação do conhecimento científico pode ser limitado em função de organização de estruturas de trabalho, de suporte, da característica da clientela, de sistemas de prestígio e recompensa, entre outros aspectos, fazendo com que os profissionais construam sua própria visão de conhecimento útil. Ele conclui analisando que [...] "a prática precisa tornar-se, cada vez mais, o foco da pesquisa e da preparação profissional." (p.242)


 "Pesquisar em Educação Física, portanto, significa transpor as várias disciplinas e ciências que a compõem para o cotidiano, problematizá-las enquanto ferramentas a serem utilizadas pelo professor" [...].(Farinatti, 1992, p.65)


 Conteúdo e culturas diversificadas


 Inserir a História da Educação Física como conteúdo de ensino na área específica pode abrir espaços para um trabalho mais diversificado no ensino fundamental.


 "Podemos dizer que o conteúdo de um determinado componente curricular é aquilo que, da ciência, foi pedagogizado e adequado, tornado assimilável pelos alunos em espaço e tempo escolares." (Saviani apud Soares, Taffarel, Escobar, 1992, p.213)


 "Desse modo, um componente curricular com seu conteúdo específico justifica-se na medida em que contribui, enquanto parte, para a apropriação, pelos alunos, de uma totalidade de conhecimentos que lhes possibilita a leitura crítica do mundo que os cerca."
"O ensino da matemática, da língua, ciências, história, geografia, educação artística ou educação física, portanto, somente se justifica se contribuir, enquanto parte, para a compreensão da realidade como totalidade." (ibid., p.213-214)


 Pode parecer complicado trabalhar um fato histórico geral ou mundial em uma realidade regional, porém existem relações causais que podem ser sinalizadas e relacionadas seja num contexto escolar, comunitário ou do país.


 A História da Educação Física pode ser ensinada permeando o trabalho de outros conteúdos como a iniciação esportiva, o folclore, o teatro, a dança, etc., através de temas básicos norteadores.


 Dentro desses temas estarão inclusos os fatos históricos com suas perspectivas sociais, políticas, econômicas, religiosas e culturais. Também se apresentarão os aspectos ligados à prática da atividade física, a saber: o natural, utilitário, guerreiro, ritual, recreativo, médico e higienista.


 Não podemos também esquecer a diversidade cultural existente e procurar valorizar e respeitar saberes diferenciados. Para Forquin (1993), [...] "a educação escolar não consegue jamais incorporar em seus programas e seus cursos senão um espectro estreito de saberes, de competências, de formas de expressão, de mitos e de símbolos socialmente mobilizadores". (p.16)


 O autor reforça essa afirmativa concluindo que a educação escolar para tornar seus conteúdos efetivamente transmissíveis deve passar por um processo de reorganização, de restruturação o que é denominado "transposição didática".
A respeito da valorização da cultura no contexto escolar, Mendes (1994) afirma que:


 "A cultura é essencialmente dialética. Informa-a uma dupla intenção: a de descobrir e a de transcender; a de refletir fatos e projetar utopias; a de ser ao mesmo tempo reflexa e tensional. A cultura é também um fato político. Supõe opções, atitudes, posições. O ato de pensar é, até certo ponto, um ato de vontade política; para ver é preciso querer ver e acreditar no próprio poder de ser. Ver é um ato em larga margem instituidor da realidade." (p.70)


 Proposta de temas e estratégias de ação


 Nessa parte do trabalho faremos uma síntese de estratégias e temas que poderão ser desenvolvidos pelos professores num trabalho conjunto com os alunos. A intenção é fazer uma reflexão sobre a possibilidade de variações na práxis pedagógica, relacionando a História da Educação Física com uma abordagem de pesquisa que contribua na informação e construção de conhecimentos.
Devo ressaltar que os temas e atividades são conhecimentos acumulados ao longo de minha prática profissional onde foram feitas algumas adaptações.


 Vejamos então as sugestões:


 • "dicionários / glossários" : os alunos poderão organizar, selecionando vocábulos, gírias, termos técnicos, ..., referentes aos assuntos de Educação Física.


 • Possíveis datas de origem dos esportes: os alunos poderão elaborar um quadro sinóptico, utilizando seqüência cronológica, com o objetivo de destacar os esportes mais antigos e os mais recentes, com base no ano de sua criação.


 • Folclore: esse tema serve para ressaltar as diversidades culturais e sugere pesquisas e atividades práticas sobre brincadeiras, brinquedos, jogos populares, dramatizações sobre mitos e lendas e danças típicas. As pesquisas podem ser feitas com parentes, na comunidade, em regiões diferentes e proporciona várias opções de trabalho.


 • "Álbum de registros": os homens constituem grupos, fazem história e esta se estabelece através de documentos que registram os fatos. Portanto registrar os fatos, eventos e atividades realizadas pela / na escola é interessante no sentido de mostrar concretamente aos alunos que eles são sujeitos que fazem história. Pode-se também fazer um levantamento com os moradores da região, buscando dados e documentos que façam parte da história da escola.


 No caso da Educação Física, podem ser registrados eventos culturais envolvendo a dança, gincanas, participações em jogos escolares, torneios internos, atividades de lazer e recreativas, passeios, caminhadas e outros.
Os registros podem ser feitos através de fotos, filmes, publicações em jornais e revistas, slides ou qualquer material que possa constituir o acervo.


 • Pesquisas sobre grandes eventos esportivos: por "trás" de eventos esportivos existem as influências sociais, políticas, ideológicas, religiosas, culturais e econômicas. Pesquisas sobre esses eventos no sentido de contextualizá-los são muito interessantes pois ampliam os horizontes dos alunos, levando-os à uma visão crítica dos fatos que muitas vezes não aparecem na mídia.
Tentar relacionar e comparar essas influências que os eventos esportivos sofrem com o contexto escolar é importante para que o aluno resgate fatos que ocorrem em jogos escolares, torneios internos, na divisão entre turmas do espaço de lazer no horário do recreio e outros.


  • Eventos esportivos: ainda em relação aos eventos os alunos podem pesquisar sobre fatos interessantes, diferentes, marcantes, que apareçam como, por exemplo, curiosidades ("Você sabia?"), marcas e recordes, contusões e traumatismos, participações de atletas brasileiros em determinadas provas / esportes, participações de países com suas características diferentes, evolução dos materiais esportivos, atitudes anti-éticas e posturas profissionais, etc.


  • O corpo humano: promover discussões e debates sobre imagens e valores em relação ao corpo em diferentes culturas, épocas, a influência da mídia sobre o corpo, os modismos, padrões de beleza, sempre visando uma manifestação crítica e não preconceituosa dos alunos.


  • Histórico dos esportes: ao se trabalhar a iniciação desportiva é interessante mostrar aos alunos que os jogos foram criados pelos homens, assim como suas regras e atualizações. Promover discussões de para que servem as regras, por quem são elaboradas, com que finalidades e relacioná-las com normas que existem institucionalmente (inclusive na escola).


  • "Criação de jogos": esse tema pode vir em continuidade ao anterior e é baseado na idéia central do livro intitulado "Criatividade nas aulas de Educação Física", de Celi Taffarel.


 Ao entenderem que os esportes foram criados por homens e os objetivos de sua criação, os alunos poderão criar jogos, elaborando suas regras, alterando regras vigentes e dando um nome para este jogo. É um trabalho no qual os alunos são sujeitos da história de sua criação.


  • Visitas e excursões: ida a locais como museus e exposições ligadas à prática de atividades físicas, objetivando ampliar o campo de conhecimento dos alunos.


  • Exposições e "Feiras": apresentação de trabalhos voltados para a História da Educação Física com dados e fatos pesquisados pelos alunos, com a orientação do professor. Pode ser um evento de culminância, envolvendo as possíveis pesquisas citadas anteriormente nesse trabalho.


 Finalizando, inúmeros outros temas podem ser desenvolvidos e não podemos desprezar a possibilidade de um trabalho interdisciplinar envolvendo áreas afins, como a História, Geografia, Língua Portuguesa, Educação Artística e outras. Dessa forma as pesquisas teriam várias abordagens o que enriqueceria a troca de conhecimentos.


 Considerações finais


 O presente trabalho surgiu do reconhecimento da importância de se desenvolver estudos sobre a História da Educação Física e aplicá-los à prática pedagógica.


 Por entender que essa aplicação torna a aprendizagem mais significativa, uma vez que o aluno não será apenas um receptor de informações, mas terá uma participação ativa no processo de construção do conhecimento, a proposta desse trabalho foi exatamente sugerir temas e estratégias que possibilitem e viabilizem essa prática.


 Sabedor de que muitos dos temas sugeridos já são de domínio dos professores, é importante refletir sobre a relevância de aplicá-los com uma abordagem de pesquisa à práxis pedagógica, no sentido de despertar novas idéias e de se reconhecer, como estratégia de trabalho, a participação do aluno no seu processo ensino-aprendizagem.


 A compreensão por parte dos alunos de que os fatos históricos influenciam em acontecimentos diversos e de que existem relações de causa e efeito, pode conduzi-los à uma visão crítica fundamentada em análises e comparações.


 Falar de história, que é feita pelos homens, sem proporcionar aos alunos a oportunidade de serem agentes de sua própria história, à luz da cultura corporal, seria contraditório e portanto a proposta desse trabalho, pretende oferecer uma contribuição no sentido de superar uma abordagem para o ensino de Educação Física tradicionalmente utilizada.


 Obs. O autor é professor da Rede Pública (Itaboraí e São Gonçalo) e Privada (Niterói)


 Referências bibliográficas


 Betti, Mauro. Perspectivas na Formação Profissional. In: Gebara, Ademir ... [et al]. Moreira, Wagner W. (org.). Educação física & esportes: perspectivas para o século XXI. Campinas, SP: Papirus, 1992. 260 p., p. 239-254.
Faria Júnior, Alfredo G. Pesquisa em Educação Física: Enfoques e Paradigmas. In: Faria Júnior, Alfredo G., Farinatti, Paulo T. (org.). Pesquisa e produção do conhecimento em educação física - SBDEF - Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Educação Física. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1992. 150 p., p. 13-33.
Farinatti, Paulo T.V. Pesquisa em educação física no Brasil: por um compromisso com a evolução. In: Faria Júnior, Alfredo G., Farinatti, Paulo T. (org.). Pesquisa e produção de conhecimento em educação física - SBDEF - Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Educação Física. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1992. 150 p., p. 34-68.
Ferrari, Afonso Truyllo. Metodologia da ciência. 3 ed. Rio de Janeiro: Kennedy, 1974.
Ferreira, Marcos S.I. Congresso Internacional de Educação Física de Países de Língua Portuguesa: uma visão retrospectiva. In: Faria Júnior, Alfredo G., Farinatti, Paulo T. (org.) Pesquisa e produção do conhecimento em educação física - SBDEF - Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Educação Física. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1992. 150 p. p. 137-140.
Forquin, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e a epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
Mendes, Durmeval T. Existe uma filosofia da Educação Brasileira? In: Saviani, Dermeval ... [et al.]; Mendes, Durmeval T. (org.). Filosofia da educação brasileira. 5 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994. 240 p., p. 49-134.
Saviani, Dermeval. Pedagogia histórica - crítica: primeiras aproximações. São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1991.
Secretária de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: história e geografia. vol. 5. Brasília: MEC/SEF, 1997.
Soares, Carmem L. Taffarel, Celi N.Z., Escobar, Micheli O. A Educação física escolar na perspectiva do século XXI. In: Gebara, Ademir ... [et al.]; Moreira, Wagner W. (org.). Educação física & esportes: perspectivas para o século XXI. Campinas, SP: Papirus, 1992. 260 p., p. 211-224.
TaffarelL, Celi Nelza Zulke. Criatividade nas aulas de educação física. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico: 1985.