A Educação Física e o Discurso Midiático: Abordagem Crítico-emancipatória em Pesquisa-ação no Ensino de Graduação. Subsídios Para a Saúde?

Por: .

232 páginas. 2000 21/02/2000

Send to Kindle


Resumo

A sociedade contemporânea registra a importância crescente dos meios de comunicação de massa na atribuição de sentidos aos discursos que influenciam na constituição de saberes/fazeres do cotidiano social. Isso também ocorre em relação a cultura esportiva e de movimento, de Onde são recolhidos e didaticamente transformados os conteúdos de ensino/aprendizagem da Educação Física. Assim, entende-se compromisso necessário e urgente da área o desenvolvimento de estratégias de interação com o campo midiático,na construção de conhecimentos e ações superadoras sobre exercício físico/esporte, em favor dos cidadãos sob sua responsabilidade pedagógica. Neste sentido, realizou-se estudo cujo marco teórico de referência baseia-se na aproximação exploratória entre a Teoria Social Critica e a Corrente Latino-americana da Sociologia da comunicação, visando inicialmente: i) recolher fundamentos que possibilitem Compreender criticamente o cenário produzido nas relações entre Educação Física e mídia Esportiva na cultura contemporânea, ii) reunir bases conceituais que subsidiem intervenção de Enfoque emancipatório no âmbito da formação acadêmica. Com tais elementos, procedeu-se pesquisa-ação ambientada em disciplina optativa oferecida aos acadêmicos de Educação Física da UFSC. Para geração de dados diversos recursos e procedimentos foram empregados i):escala de opinião do tipo Likert; ii) diário de campo para registro das atividades de ensino/pesquisa; iii) entrevistas com os alunos; iv) eventos acadêmicos realizados como atividades didáticas da Disciplina. Análise de conteúdo procedida nestes documentos através de diálogo reconstrutivo entre a teoria revisitada e a realidade investigada, permite expressar as seguintes considerações e sugestões: i)adequação do marco teórico-metodológico de referência para análise da realidade e fundamentação de possíveis intervenções; ii;)potencialidade de aproximação entre a Teoria Social Crítica e os estudos de recepção midiática para futuras investigações; iii) necessidade de que estratégias complementares de inserção curricular da temática na formação acadêmica sejam somadas ao formato disciplinar; iv)possibilidade de aplicação da proposta para abordagem de outros temas da Educação Física, igualmente influenciados pela mídia, como sua relação com o campo da saúde.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=2199&listaDetalhes%5B%5D=2199&processar=Processar

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.