Resumo

Objetivo:
Este trabalho tem como objetivo trazer para a reflexão e discussão pública, a importância da educação física para o desenvolvimento humano através do esporte.

Métodos e Resultados:
O esporte durante muito tempo situou-se na educação física como um dos seus pilares principais, porém, sem muitos estudos necessários e eficientes a uma prática pedagógica reflexiva, nos últimos tempos vem sendo orientado pelo paradigma empresarial que simplesmente dá ênfase apenas à eficiência. O esporte pode tornar-se um excelente meio que, através de uma abordagem educativa, possa contribuir para a formação integral e crítica do ser humano indo muito além da fundamentação técnico e tática priorizando outros aspectos como cooperação, participação, solidariedade, criatividade dos alunos que devem ser sujeitos desse processo educativo, e não como meros reprodutores dessa ou àquela modalidade esportiva. Este trabalho foi realizado através de revisão bibliográfica de artigos datados de 2002 a 2010.

Conclusão:
O envolvimento dos indivíduos com o esporte pode ter conseqüências benéficas ou não, determinadas pela forma e atitude desse envolvimento. Podemos concluir que a educação física necessita da compreensão do esporte enquanto ferramenta educativa que torna-se eficaz, positiva e necessária para o desenvolvimento humano como cidadão crítico e reflexivo atuante na sua realidade.