Resumo

A Educação Física tem como um dos seus campos de atuação a área da saúde. No entanto, não se observa uma participação efetiva do profissional nas ações de saúde pública, assim como nos serviços públicos de saúde. Neste trabalho estudamos qual o significado do educador físico nesses serviços, por meio de revisão de literatura, e de intervenção, que foi elaborada, proposta e desenvolvida, no Centro de saúde Escola Samuel Pessoa. Priorizamos o trabalho coletivo, o aspecto pedagógico dos conteúdos e a participação dos sujeitos. Durante um ano de intervenção coletamos dados a partir de observação participante e entrevistas realizadas com as pessoas que se envolveram com o projeto ’Práticas Corporais e Comunidade"e com alguns profissionais do serviço. Observamos que o trabalho coletivo pôde auxiliar tanto a comunidade atendida, no contexto sociocultural vivido por ela, como o profissional no sentido de refletir sua prática em relação ao grupo. As particularidades individuais no que se refere às necessidades, aos problemas de saúde e as melhoras relatadas variaram, o que sugere ao profissional um cuidado no modo de conduzir sua intervenção, de pensar a saúde, de forma a estar atento ao que necessitam e desejam as pessoas. Destacamos que o educador físico no serviço público de saúde pode significar: uma via entre pesquisa e intervenção, na área da saúde e na sua integração com a comunidade/ um envolvimento com outras profissões da saúde e o atendimento de necessidades expressas pelos usuários dos Centros de Saúde, uma vez que se trata de um espaço de intervenção que precisa ser pensado e construído, para que este profissional seja um ’elemento’a mais na busca pela integralidade da saúde das pessoas.

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