A Eficácia do Método Pilates na Melhora da Força Muscular e Flexibilidade em Indivíduos Saudáveis: Uma Revisão de Literatura

Por: Poliana Kelly da Silveira.

21 páginas. 2015 05/12/2015

Send to Kindle


Resumo

O método Pilates ganhou popularidade nos últimos anos e tem sido praticado por um grande número de pessoas, como uma forma de atividade física ou inserida no processo de reabilitação. Tendo em vista que grande parte dos indivíduos saudáveis, que praticam o método Pilates, visa à melhora da força muscular e da flexibilidade, a documentação dos efeitos do método sobre estes desfechos é importante para respaldar seu uso por essa população. O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão crítica da literatura sobre os estudos que investigaram a eficácia do método Pilates na flexibilidade e na força muscular em indivíduos saudáveis. Foi realizada uma busca por artigos científicos nas seguintes bases: SciELO, LILACS e MEDLINE, sendo utilizados como descritores pilates, flexibility, force e strength. Foram encontrados 40 artigos, sendo que nove foram incluídos nesta revisão. Dos estudos selecionados, sete avaliaram a eficácia do Pilates para melhorar a flexibilidade muscular, quatro avaliaram a eficácia deste método para melhorar a força muscular e dois avaliaram os efeitos do método na flexibilidade e na força muscular. A flexibilidade avaliada nos estudos foi a de cadeia muscular posterior e a força mensurada foi a da musculatura abdominal e de flexores e extensores dos joelhos. A população estudada foi composta, em sua maioria, por mulheres jovens e ativas (independentes para atividades de vida diária). Os exercícios de Pilates foram aplicados, na maior parte dos estudos, no solo, apenas três estudos utilizaram a modalidade de Pilates nos aparelhos. Todos os estudos incluídos reportaram efeito significativo do método Pilates nos desfechos avaliados. Portanto, através dessa revisão, é possível concluir que o método Pilates é eficaz para melhorar a flexibilidade e a força muscular em indivíduos saudáveis.

Endereço: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/BUBD-A8THLQ

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.