Resumo

O objetivo deste artigo é construir uma medida de apoio social no voleibol, identificar as dimensões da medida de apoio social no voleibol e identificar o efeito do apoio social na aprendizagem de algumas habilidades ofensivas no voleibol. Os dois pesquisadores utilizaram o método experimental com dois grupos iguais (experimental e controle) com dois pré e pós-testes. A comunidade de pesquisa foi determinada por alunas do segundo estágio da Universidade de Wasit - Faculdade de Educação Física e Ciências do Esporte. A amostra da pesquisa foi escolhida aleatoriamente na comunidade de pesquisa original, com número de (30) alunos. E o número de (15) alunos que foram selecionados aleatoriamente, Divisão (D), e o número de (15) alunos que foram escolhidos aleatoriamente. Assim, o percentual da amostra da pesquisa é (25.806%), que é um percentual adequado para representar a comunidade de pesquisa de forma verdadeira e honesta. Quanto à amostra de construção da escala, foram escolhidas na comunidade da segunda etapa, Kut University College, num total de (100) alunos. Ao apresentar, analisar e discutir os resultados dos pré e pós-testes, os dois investigadores concluíram: Aproveitando a escala de apoio social que os dois investigadores construíram na medição de outras sociedades nos jogos desportivos decididos nas faculdades de educação física e desportiva ciências, bem como a existência de uma relação significativa entre o apoio social e o desenvolvimento do desempenho técnico das habilidades ofensivas no voleibol, e que a diversificação nos exercícios aplicados para aprender habilidades ofensivas e repetições o feedback fornecido pelo professor e como investir tempo e o esforço em organizar, diversificar e distribuir as repetições às unidades de uma forma que se adapte ao nível de todos os alunos é um método educacional bem-sucedido e eficaz

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