A Eficácia de Programa de Atividades Físicas Especiais Para Mulheres Idosas com Incontinência Urinária

Por: Marilia Isabel Winter Hughes Leon.

145 páginas. 2001

Send to Kindle


Resumo

O estudo objetivou verificar a eficácia de um programa de atividades especiais para prevenção e tratamento das incontinências urinárias. 11 anos), que apresentavamForam estudadas 50 mulheres, com idade média 72 ( incontinência urinária, de esforço, de urgência e mista. Foram randomizados 2 grupos: experimental (n=30) e grupo controle (n=20). Aplicados um pré - teste e um pós - teste, avaliou-se as condições das perdas urinárias, a freqüência miccional e o grau de desconforto devido à incontinência. Associou-se um programa de educação em saúde a exercícios para os músculos do assoalho pélvico, durante três meses. Os resultados mostraram uma diferença significativa para o 0,05); no grupo experimental 50% nível de significância adotado (p= 0,000001 (n=14), relataram estar curadas; 46,4% (n=13), melhoram e 3,6% (n=1), manteve-se igual. Conclusão um programa educação para saúde associado à atividade especial pode ser uma alternativa eficaz, menos onerosa e menos invasiva, para a prevenção e tratamento da incontinência urinária.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=875&listaDetalhes%5B%5D=875&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.