Resumo

o objetivo do estudo foi de analisar a eficiência da qualidade de ensino desenvolvida nas aulas de hidroginástica. Verificar o tempo médio das variáveis Tempo de Demonstração (TO) e Tempo de Oportunidade de Prática (TOP) , para o estudo dentro da parte principal da aula, verificando a fidedignidade de trabalho Verificar a porcentagem do tempo de "Feedback" (TF), Tempo de Organização (TO) e Tempo de Outros (TOU) estipulado na parte principal da aula pelo professor. Como métodos e procedimentos baseou-se em utilização de filmagens para coleta de dados com a gravação de áudio e vídeo das aulas. O tipo de pesquisa foi de caráter descritivo. A amostra foi composta de dezesseis (16) professores de ambos os sexos em academias e clubes sendo divididos em dois (02) grupos de oito (08). Os instrumentos utilizados: Cronômetro digital, câmera de vídeo, Ficha de Gestão de Aula, vídeo cassete e microfone sem fio. Os procedimentos: O professor ficou em uma área demarcada pelo pesquisador, numa distância de 30 metros da câmera onde foram feitos todos os registros e em seguida analisados em vídeo. Os resultados deste estudo indicam que: a média de Tempo de Demonstração dos profissionais com aulas de 60 segundos cada exercício foi de 12,081 segundos, enquanto que a média de Tempo de Oportunidade de Prática foi de 48,047 segundos; a média de exercício foi de 29,250, o Feedback foi de 4,75% do tempo programado da parte principal; Tempo de Organização 1,97% do tempo programado da parte principal; Outros 0,97% do tempo programado da parte principal. Já a média de Tempo de Demonstração dos profissionais em aulas com 90 segundos cada exercício foi de 9,7143 segundos, enquanto que a média de Tempo de Oportunidade de Prática foi de 59,839 segundos; a média de exercício foi de 27,12; o Feedback foi de 6,67% do tempo programado da parte principal; Tempo de Organização foi de 2,38% do tempo programado da parte principal; Outros foi de 3,05% do tempo programado da parte principal. Os dois grupos de profissionais de Educação Física que ministram aulas de 60 e 90 segundos em média para cada exercício na parte principal da aula são diferentes estatisticamente, tanto para o tempo médio de Demonstração quanto para o Tempo médio de Oportunidade de prática (p

Acessar