A Emergência das Associações Esportivas em Porto Alegre: Representações da Identidade Cultural Teuto-brasileira

Por: .

X Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer, Educação Física e Dança/ II Congresso Latinoamericano de História de la Educación Física - CHELEF

Send to Kindle


Resumo

As primeiras associações esportivas foram fundadas em Porto Alegre pelos teuto-brasileiros na segunda metade do século XIX. Estudos sugerem que as associações em geral se constituíram em espaços de representação da identidade cultural teutobrasileira. Este estudo objetiva investigar como as associações esportivas se constituíram enquanto espaço de representação da identidade cultural dos teuto-brasileiros. A análise de fontes impressas e orais buscou identificar as representações desta identidade. Através da manutenção do idioma alemão nos documentos e comunicação oral, na adoção de símbolos e exaltação dos heróis alemães, e incentivos à prática esportiva, as associações esportivas expressavam a identidade cultural teuto-brasileira.
Palavras-Chave: associações esportivas, representações, identidade cultural, teutobrasileiros,
Porto Alegre.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.