A Emergência de Uma Cultura Física na Cidade Blumenau: o Papel dos Imigrantes Alemães e de Suas Instituições (1850-1899)

Por: Evelise Amgarten Quitzau, e .

XV Congresso de História do Esporte, Lazer e Educação Física - CHELEF

Send to Kindle


Resumo

Situada no sul do Brasil, Blumenau é conhecida como uma das cidades com maior influência germânica. A fundação de Blumenau situa-se em um movimento mais amplo das chegadas dos primeiros imigrantes alemães ao Brasil e a Santa Catarina. A cidade foi se desenvolvendo e seus habitantes, majoritariamente alemães, se adaptaram ao clima e às condições de vida. Este processo trouxe consigo a entrada de novos hábitos, e costumes, que se materializaram nas vestimentas, nos modos de viver, se comportar, na emergência de novas formas de divertimentos e o surgimento de práticas corporais, principalmente as de tiro. Uma característica importante dos imigrantes alemães concretizou-se na fundação de associações com diversas finalidades. Em meio às tradições germânicas trazidas, destaca-se a Schützenfest, celebração dos atiradores, que evidenciava as velhas tradições de tiro ao alvo, que eram realizadas nos clubes de tiro, o Schützenvereine. O texto foi norteado pelas seguintes questões: como os clubes de tiro foram utilizados pelos imigrantes para a emergência de uma cultura física na cidade de Blumenau? Quais as maneiras que tais instituições contribuíram para o surgimento das primeiras práticas esportivas na cidade? As análises apontam para a centralidade dos Schützenvereine enquanto espaços centrais para o desenvolvimento e cultivo de tradições de práticas corporais, especialmente as de tiro, bem como para a formação de dispositivos para consolidação de uma cultura física por parte dos habitantes. Por meio de encontros, festividades e competições, os clubes contribuíram para a formação cultural e esportiva dos habitantes e construíram a base sólida e potencializadora para a emergência de uma cultura física na cidade. Estes espaços e as atividades desenvolvidas, fornecem indicativos de como os habitantes, ao longo do processo, foram transformando seus hábitos e costumes. As festividades, os encontros, as relações sociais se reconfiguraram e o uso das armas a partir das práticas de tiro foi sendo transformado pouco a pouco, caminhando da defesa, segurança e combate para a destreza, a pose e a eficiência, contribuindo para o surgimento de práticas corporais mais sistematizadas e institucionalizadas.

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.