A Emergência dos Clubes Esportivos em Vitória

Por: Cecília Nunes da Silva, Cláudia Emília Aguiar Moraes, Felipe Quintão de Almeida, Ivan Marcelo Gomes, Thacia Ramos Varnier e .

Esporte & Sociedade - v.7 - n.20 - 2012

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho investiga o advento e a proliferação das práticas esportivas em Vitória, Capital do Espírito Santo, concentrando-se na fundação dos clubes. Descreve o papel que os clubes esportivos desempenharam durante o processo de desenvolvimento dessa cidade, entre as décadas de 1920 e 1930. Utiliza, como fontes, o jornal Diário da Manhã e as revistas Vida Capichaba e Chanaan. Conclui que a prática esportiva estava associada às ideias de que o esporte atuaria na formação de uma juventude sadia, cumprindo um papel importante para a melhoria da raça, aspectos indispensáveis, à época, à cidade em transformação. Tal fato se vinculava aos interesses dos governantes locais em financiar o desenvolvimento dos clubes, responsáveis pelo alcance desses

Endereço: http://www.uff.br/esportesociedade/

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.