Resumo

A entrada na carreira docente é considerada como momento em que acontece o choque de realidade docente. É a fase entre o primeiro e o quarto ano de atuação do professor. Este estudo teve como objetivo geral analisar a entrada na carreira docente de professores de Educação Física participantes do PIBID. Foi dividida em duas produções, a primeira uma revisão sistemática, que analisou produções publicadas entre os anos de 2000 a 2018, sobre a entrada na carreira docente. O segundo artigo se trata de uma pesquisa de campo com entrevistas, realizadas com 14 professores iniciantes que participaram do PIBID durante sua formação inicial. Os resultados desse estudo indicam que há uma falta de acolhimento da escola com professores em início de carreira. No entanto, os professores que passaram pelo PIBID durante a graduação, relatam melhor inserção na escola no início da carreira, apesar de apontarem que o programa ainda precisa progredir, no que diz respeito à forma de supervisão, ao protagonismo do PIBIDIANO, bem como na oferta de maior número de vagas para que mais estudantes de licenciatura possam ter essa experiência de socialização com a escola durante a formação inicial. Concluiu-se que o PIBID acontece de forma diferente em cada instituição, sendo assim, que não existe um PIBID único, mas uma diversidade de formas com que o programa acontece, que nomeamos por PIBID’s.

Acessar