A Epistemologia de Ensino da Capoeira na Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Por: Nilo Pedro da Cunha Gonçalves.

172 páginas. 1997 25/04/1997

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Resumo

Este estudo intitulado : A epistemologia do Ensino da Capoeira na EEFD-UFRJ, vem propor uma sistemática metodológica para o ensino da capoeira, enquanto disciplina universitária de caráter obrigatório na formação do professor de Educação Física. Tal sistemática vem embasada em métodos predominantemente indutivos, onde os alunos são estimulados a valorizar suas próprias descobertas. Estas inovações metodológicas vieram sofrendo amadurecimento desde 1983. Contudo, o estudo apenas abrange o período compreendido entre 1988 e 1996, onde efetivamente procurou-se implementar a sistemática. Por se tratar de um estudo histórico-participativo, o levantamento e coleta dos dados basearam-se em levantamento bibliográfico e observações dos métodos empregados dentro e fora da EEFD-UFRJ, além das anotações do pesquisador ao longo de sua experiência, dentro e fora da Instituição enfocada, portanto em diversos locus. Além destes levantamentos, o que norteou o trabalho do pesquisador foram as críticas e sugestões dos alunos, estimuladas pelo Mestre, durante todo o processo do estudo. Para a Introdução e a Formulação da Situação Problema foram agrupadas informações obtidas na fase inicial de coleta de dados, buscando ainda que superficialmente, averiguar o estado da arte. Nos Objetivos procuramos enfocar os locus em que a pesquisa fosse atuar na tentativa de alcançar maiores índices de objetividade para o estudo, visto que vários aspectos da Luta-Arte Afro-Brasileira também eram passíveis de investigação. Na Relevância do Estudo procuramos detectar interesses anteriores na tentativa de atendermos a questões que pouco foram averiguadas e que deixaram lacunas que devemos preencher, preocupamo-nos também nesta etapa em mostrar que o estudo, além de pretender organizar a transmissão de conhecimentos práticos e teóricos de capoeira, nos remete a reflexão sobre os valores culturais evidenciados através da capoeira. Definição de termos, nesta etapa elucidativa do trabalho procuramos definir e/ou conceituar expressões, palavras, termos e abreviações utilizadas no corpo textual do trabalho no intuito de facilitar sua compreensão. Na Revisão da Literatura procuramos contextualizar as diversas visões sobre a capoeira e suas metodologias ao longo da sua história, bem como os aspectos sócio-histórico-psico-antropológico e político de sua trajetória. Na Metodologia, definimos o tipo de pesquisa desenvolvida com todas as suas etapas próprias, população e amostra, coleta e análise dos dados. Na Apresentação e Discussão da Sistemática utilizada, historiamos o ingresso da capoeira na EEFD-UFRJ e toda sua trajetória até os dias atuais e efetivamente mostramos o que suscitou a implementação da sistemática e como isto se deu; foram abordados também aspectos das precisões terminológicas das relações epistemológicas que embasaram a implantação da sistemática. O legado dos estilos de capoeira angola e regional mereceu um pequeno histórico, onde procurou-se contextualizar a origem de ambos os estilos com a capoeira hoje praticada.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1160&listaDetalhes%5B%5D=1160&processar=Processar

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