A Epistemologia da Prática Reflexiva na Formação Inicial do Professor de Educação Física

Por: Deiva Mara Delfini Batista Ribeiro.

2003

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo teve por objetivo compreender o processo de construção de uma prática pedagógica por meio da reflexão-na-ação, reflexão-sobre-a-ação e
reflexão-sobre-a-reflexão-na-ação, visando a formação reflexiva do professor de Educação Física. A trajetória metodológica, subsidiada em Schön, 1987,
2000; Zeichner, 1992, 1993; Pérez Gómez, 1992, 1998, foi construída em quatro etapas: a) análise dos dados obtidos por meio de uma entrevista inicial
com uma professora-formanda de Educação Física; b) sessões de estudos visando a formação reflexiva e a preparação da referida professora para a
docência; c) análise do desenvolvimento da docência da professora-formanda no ensino fundamental, utilizando as Conteúdos da dança escolar; e, d) análise
da trajetória desenvolvida à luz da epistemologia da prática, objetivando obter subsídios para a formação inicial reflexiva do professor de Educação Física.

Endereço: http://www.ppe.uem.br/resumos/resumos/2003-22.prn.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.