A Escola Como Ferramenta à Educação Para o Lazer

Por: Gustavo Martins Piccolo.

Licere - v.12 - n.2 - 2009

Send to Kindle


Resumo

Historicamente o lazer tem sido concebido como uma manifestação social de constituição oposta ao trabalho humano propriamente dito, elemento este que dificulta sua promoção e desenvolvimento em ambientes demarcados por tarefas sistemáticas e obrigatórias, tais quais as escolares. Esse impedimento tem gerado, a nosso ver, uma confusão epistemológica sobre o significado do trabalho como atividade transformadora, além de estreitar as possibilidades gnosiológicas vivenciadas pela prática de um lazer crítico e criativo. Sendo assim, a Educação Física, cujo objeto de estudo se manifesta na movimentação corpóreo-cultural, se apresenta como palco privilegiado para a arquitetura de um entendimento crítico da prática cultural denominada lazer, fato demonstrado no transcorrer do texto, o qual destaca o lazer como um componente essencial da Educação Física.

Endereço: http://www.anima.eefd.ufrj.br/licere/pdf/licereV12N02_a3.pdf

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.