Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar o modelo de formação de professores concebido pela EEFD/UFRJ durante o período do regime militar,mais especificamente entre 1968 e 1979. Escolheu-se como marco inicial o ano de 1968, quando a ENEFD transformou-se em EEFD, e como limite final o ano de 1979, no q ual se inicia a discussão para uma nova reformulação curricular na instituição. Desse modo, pretendeu-se investigar a Escola em seus primeiros anos de existência, em um período caracterizado por significativas mudanças estruturais representadas pela criação de um novo Regimento (1972), que modificou sensivelmente a estrutura do curso, e pela transferência do campus da Praia Vermelha para a Ilha do Fundão, fato ocorrido em 1973. O corpus documental desta pesquisa consistiu em uma articula ção de fontes escritas e orais. Os documentos consultados, analisados e problematizados pelo estudo foram: o Regimento da Escola de 1972, as Atas de Congregação e Conselho Departamental entre 1973 e 1979, os planos de curso de 1972 e 1973 e o conteúdo gerado pela produção de quatro entrevistas. O referencial teórico escolhido compõe-se de estudos voltados para as seguintes temáticas: instituições educacionais, memória e currículo. O conceito de “invenção” utilizado por Durval Muniz de Albuquerqu e e as categorias “tática” e “estratégia” problematizadas por Michel de Certeau constituíram as principais categorias de análise desta dissertação. Os resultados apontaram para uma formação esportiva e biomédica, porém com peculiaridades e “desvios” ocorridos pela mudança de campus, pela entrada de um novo elenco de disciplinas no currículo e pela atuação dos docentes da instituição, responsáveis por criar e recriar suas práticas a partir das 1possibilidades e condições existentes no referido contexto.

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