A Escolarização da Vadiação: a Capoeira na Fundação Educacional do Distrito Federal.

Por: .

190 páginas. 1994 26/08/1994

Send to Kindle


Resumo

A inclusão da capoeira no contexto escolar vem crescendo muito nos últimos dez anos. Tal processo tem sido realizado principalmente por intermédio da Educação Física. A escolarização da capoeira surge como um esforço de valorização das manifestações da cultura popular brasileira a partir das instituições escolares. O objetivo deste estudo foi analisar as ações e as concepções dos sujeitos - alunos, professores e diretores - envolvidos com o programa de capoeira da Fundação Educacional do Distrito Federal (FEDF), a fim de identificar a(s) tendência(s) da Educação Física que nele preponderam. Apesar de historicamente ter-se verificado alguns vínculos entre capoeira e Educação Física, não foi possível identificar a predominância de nenhuma tendência da Educação Física no programa de capoeira da FEDF. Foi constatado ainda que o componente lúdico - aqui denominado de "primado da vadiação"- permeia a prática da capoeira desde o seu surgimento, o que torna sua prática atraente, empolgante e prazerosa.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1146&listaDetalhes%5B%5D=1146&processar=Processar

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2017 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.