A Espetacularização do Esporte: Uma Visão Estrutural da História Recente do Esporte no Brasil

Por: Marcelo Weishaupt Proni.

III Encontro Nacional da História do Esporte, Lazer e Educação Física - CHELEF

Send to Kindle


Resumo

Nos últimos 25 anos, no que se refere às mudanças no esporte brasileiro, observou-se um grande avanço em dois processos intimamente associados: a mercanlilização das práticas e a espctacularização dos eventos. Estes dois processos são aqui rapidamente examinados, tendo como referência as experiências recentes do futebol e do vôlei. Nesse sentido, é dada ênfase especial aos impactos da crescente exposição de alguns esportes na mídia especializada, assim como aos efeitos do crescimento dos patrocínios c do marketing esportivos sobre a organização de competições e sobre os rumos do esporte. Procura-se mostrar que a tendência predominante na estruturação do esporte no país aponta na direção de uma profissionalização da sua estrutura político-adrninistrativa, o que requeriria mudanças nas ações governamentais de fiscalização e incentivo ao esporte. 

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.