A Esportivização do Crossfit

Por: Beatriz Marques do Nascimento Pereira, Jhonatan Henrique Cipriano, João Vitor Cipriano e Vinicius de Queiros Carlos.

XV Congresso de História do Esporte, Lazer e Educação Física - CHELEF

Send to Kindle


Resumo

O Crossfit é uma metodologia e um esporte em constante crescimento. Com seu desenvolvimento atual, várias competições a níveis estaduais, regionais e mundiais vem sendo praticadas e com isso em pouco tempo essa nova metodologia e seu treinos viraram um esporte. Cada vez atraindo mais a atenção e olhos da população. Sendo esportivização a transformação de uma atividade física ou corporal, que passa a ser uma modalidade desportiva, com vertente competitiva. Pode ser praticada de duas formas, original, que é apenas por vontade própria com intuito de se exercitar, ou de forma competitiva, que exige um treinamento e maior preparação. Crossfit é um programa de treinamento e condicionamento físico constantemente variado executado em alta intensidade. Tendo sua fundação nos movimentos funcionais, que exigem uma transferência do centro para as extremidades do corpo, podendo levar objetos pesados, por uma longa distância, rapidamente. Associando estimulo e adaptação, para assim criar um atleta que esteja preparado para qualquer desafio. Surgindo assim dessa ideia um evento que aconteceu em 2007 reunindo aproximadamente 70 pessoas para o primeiro grande marco da modalidade, o Crossfit Games. Com o objetivo de testar o condicionamento físico de cada atleta, tarefas dispostas de forma aleatória foram inseridas na competição. Assim começou a onda dessa nova modalidade, a cada ano essa competição cresce e seus eventos aumentam o nível de dificuldade. Além disso, quando tomamos um olhar as práticas esportivas e ginásticas de hoje em dia observamos um processo de privatização das mesmas, ou seja, é só pagar e usufruir do produto. Não vemos a importância de um envolvimento em comunidade e por isso grande parte de novas tendências se tornam efêmeras. A noção de comunidade é algo presente em afiliados do Crossfit, e seria esse envolvimento e colaboração mútua uma característica que trouxe a atenção e adesão da população além de seu cunho competitivo? Nosso o objetivo é partir desses conceitos e investigar a origem do Crossfit e inserção histórica e como esse método tornou-se um esporte em tão pouco tempo a partir de sua criação. Nossa metodologia é uma pesquisa bibliográfica, e a partir de um levantamento de dados apresentar o ponto onde o Crossfit se inseriu como esporte e como se da sua importância para a cultura atual, onde resgatar as práticas corporais buscando a felicidade e senso de colaboração podem ser algo importante, tão quanto ‘’terceirizar’’ a prática da saúde com métodos que nascem e acabam de uma forma tão rápida. Assim por conclusão teremos a abordagem do Crossfit como pratica esportiva e como prática de saúde.

Referências

BEERS E. Virtuosity goes viral. CrossFit J. 2014;6:1–10.

BRACHT, V. Sociologia crítica do esporte: uma introdução. Vitória: UFES, 1997.

GLASSMAN G. Understanding CrossFit. CrossFit J. 2007;56:1–2.

GLASSMAN, G. What Is CrossFit? CrossFit J. Março de 2004

OLIVEIRA M.A., Borges M. C. VI Congresso de Ciencia do Desporto Karate e Taekwondo: O processo de esportivização deturpando valores 2, 3 e 4 de Dezembro/2015. 

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.