Resumo

Muitos serviços da Internet são providos popr uma rede virtual de servidores e clientes realilzada na malha física de comunicaqção que a Internet oferece. Assim, o desempenho, organização e gerencialmento de um serviço depende do bom acoplamento entre arquitetura da rede (viertual) do seviço com a própria arquitetura (real) da Internet. A Esquina das Listas foi uma experiência de distribuição de listas que chegou a possuir mais de 12.000 usuários espalhados por quarenta países.

Para atendender ao desafio imposto pela alta demanda alcançada pelo serviço foi necessário procurar soluções inovadoras de gerenciamento e transporte de listas. Neste artigo é apresentado uma descriação das soluções encontradas e ao mesmo tempo uma reflexão sobre suas virtudes e limitações. à luz desta experiência, é discutida a viabilidade de estender estas soluções visando preparar um arcabouço, com conertura global da Internet, para o transporte de listas.

* Trabalho apresentado no XVI Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC98): Rio de Janeiro, RJ - 25 a 28 de Maio de 1998

Arquivo