Resumo

Um dos principais objetivos da educação é de dar um mundo às crianças, pelo que “nada do que
é humano se deve ignorar em educação” (Patrício, 1993). A estética é um importante valor do nosso tempo,
pelo que a educação terá também que a considerar ao longo do seu processo. O objetivo deste trabalho é
verificar como que os sistemas educativos de Portugal e do Brasil, através dos seus documentos oficiais,
abordam o valor da estética na disciplina de Educação Física. Para a realização deste trabalho utilizou-se a
técnica de análise de conteúdo (Bardin, 1995; Grawitz, 1993; Silverman, 2000; Vala, 1986), tendo-se
verificado que os documentos gerais sobre a educação referem a estética como um valor a desenvolver na
escola mas que a disciplina de Educação Física a exclui das suas preocupações. Concluímos que há um
afastamento entre os grandes valores que marcam hoje o nosso mundo e as atividades desenvolvidas na
Educação Física, recomendando que esta se abra às novas atividades desportivas, que enfatizam a dimensão
estética do ser humano.

Acessar