Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar como diferentes esquemas combinando estimativa de erros e frequência relativa de feedback extrínseco afetam a aprendizagem motora. Cinquenta e dois estudantes de graduação (30 homens, 22 mulheres) com idades entre 18 e 35 anos ( M = 21,15, DP = 2,97), todos novatos na tarefa, praticaram uma tarefa de produção de força com diferentes combinações entre estimativa de erro e frequência relativa de conhecimento dos resultados. Quatro condições experimentais foram comparadas: nenhuma estimativa de erro com feedback após cada tentativa; nenhuma estimativa de erro com feedback a cada duas tentativas; estimativa de erro seguida de feedback após cada estimativa de tentativa e erro após feedback a cada duas tentativas. A análise de erro de força absoluta revelou um efeito principal significativo tanto para a frequência de feedback [F (1, 76) = 4,209, p = 0,044, η p 2 = 0,52] quanto para estimativa de erro [F (1, 76) = 7,483, p = 0,008 , η p 2 = 0,77]. A análise de erro de força constante não revelou um efeito principal significativo para estimativa de erro [F (1, 76) = 2,323, p = 0,132, η p 2 = 0,37], mas sim para frequência de feedback [F (1, 76) = 8,481 , p = 0,005, η p 2 = 0,83]. Os resultados mostraram aprendizagem superior dos grupos que combinaram a estimativa de erros após receber feedback, independentemente da frequência do feedback. A associação entre a estimativa do erro e a frequência relativa do feedback extrínseco (alta ou moderada) parece favorecer o desenvolvimento do mecanismo de detecção de erros, evitando assim os efeitos da dependência do feedback extrínseco e, consequentemente, melhorando a aprendizagem.

Acessar