Resumo

No discurso social a Ética é um dos temas recorrentes quando se aborda o Esporte e suas manifestações. Não obstante, as relações e reflexões estabelecidas são limitadas, superficiais e, muitas vezes, desprovidas de materialidade, aplicabilidade e utilidade na prática pedagógica da Educação Física. Estabelecer a Ética como um dos conteúdos balizadores no âmbito escolar é tarefa pendente e premente no âmbito da Educação Física. Como propiciar, por exemplo, que alunos e alunas dos anos iniciais tenham contato com esta discussão de uma maneira mais suave e utilizando um recurso mais lúdico? Existem materiais didáticos e paradidáticos que possibilitam este tipo de reflexão? Como realizar este tipo de abordagem utilizando o Esporte e as demais manifestações da Cultura Corporal de Movimento? A “ausência de materiais” é, decerto, o discurso adotado pelo professorado. Como bem recordam Mosquera González, Lera Navarro e Sánchez Pato (2000, p. 96, tradução nossa), “não é fácil realizar uma seleção de materiais didáticos e recursos que nos permitam trabalhar na linha da educação para a não violência”. Os referidos autores mencionam, ainda, seis livros de literatura infantil publicados na Espanha, sendo metade com temática relacionada à Educação Física e ao Esporte. Portanto, as obras infantis se apresentam como material factível de ser utilizado em um contexto de Educação Física. Como bem destaca Sarto (1994, p. 66, tradução nossa), “os valores que afetam a sociedade em que vive a criança são refletidos nos livros que são a base para a sociedade adulta na qual está incluída”. No âmbito brasileiro, pode afirmar-se que as pesquisas que identificam os livros infantis e o quadro teórico que discute a Ética e o Esporte no contexto da Educação Física ainda são considerados incipientes. Diante do exposto, os objetivos deste texto são: (a) identificar os livros de literatura infantil relacionados à Educação Física e ao Esporte publicados no Brasil cujo enfoque seja a Ética; (b) tematizar os assuntos e os conteúdos destas obras com os blocos de ensino da Educação Física. Para esta tematização, serão utilizadas as atividades propostas no livro Ética e valores: métodos para um ensino transversal (Puig, 1999). Os livros foram identificados e obtidos mediante consulta ao Banco de Livros Infantis em Educação Física e Esporte no Brasil. Somente as obras que apresentaram o Enfoque da Ética foram analisadas. Este enfoque foi retirado de um modelo heurístico, criado para análise de livros de literatura infantil. No referido modelo a Ética é compreendida como uma categoria mais ampla, que inclui noções de lealdade a uma equipe e aos companheiros, alteridade, dilemas morais, saber perder e ganhar, não trapacear em uma competição esportiva, a rejeição às substâncias proibidas (doping), role playing, role model, educação para o  desenvolvimento e a paz, além da não violência, ou outras noções relacionadas aos valores ético-morais. Pouco mais de 20 livros infantis (com algumas histórias repetidas) foram recuperados. Seus assuntos e conteúdos são diversos, abordam desde tópicos como o futebol até conteúdos mais específicos, como, por exemplo, as lutas, o fair-play e o bullying.

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