A ética Protestante e a Formação de Um Ethos Esportivo

Por: , e Narayana Astra Van Amstel.

Motrivivência - v.30 - n.56 - 2018

Send to Kindle


Resumo

A presente resenha retrata a obra de Steven Overman, denominada “The Protestant Ethic and the Spirit of Sport: How Calvinism and Capitalism Shaped America’s Games”. Sob linhagem teórica weberiana e com influência direta de Allen Guttmann, o autor resgata as doutrinas puritanas do período reformista, como consequência e causa do espírito capitalista americano. Ao propor as sete virtudes calvinistas como características essenciais da ética protestante, Overman demonstra como as mesmas culminaram no establishment das instituições americanas, inclusive as relacionadas à esfera esportiva. Ao relacionar as virtudes e doutrinas oriundas da reforma no ethos americano, o autor identifica suas correspondências no espírito do esporte, demonstrando como competições escolares e universitárias, o olimpismo moderno e a profissionalização de clubes e atletas, comungam com o capitalismo e protestantismo nos EUA.

Referências

OVERMAN, Steven. The Protestant Ethic and the Spirit of Sport: How Calvinism and Capitalism Shaped America’s Games. Macon, GA: Mercer University Press, 423p., 2011.

Endereço: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n56p225

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.