A Evolução Instrucional dos Estudantes-treinadores no Uso Combinado do Modelo de Educação Desportiva e do Modelo de Abordagem Progressiva Ao Jogo

Por: Cristiana Bessa, Isabel Mesquita, Peter A. Hastie e Rui Araújo.

XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

A análise da competência instrucional dos estudantes-treinadores no Modelo de Educação Desportiva tem sido escassa, apesar do seu papel central nas dinâmicas de trabalho instaladas no seio das equipas. O propósito do presente estudo consistiu em avaliar o impacto da aplicação de dois protocolos instrucionais na capacitação dos treinadores para a emissão de feedback pedagógico aos colegas. Vinte e um estudantes participaram neste estudo longitudinal que incluiu a aplicação de três unidades de Voleibol, nas quais se aplicaram de forma combinada o Modelo de Educação Desportiva e o Modelo de Abordagem Progressiva ao Jogo. Foram utilizadas: (a) filmagem e posterior observação de todas as aulas, (b) notas de campo e (c) entrevistas aos estudantes-treinadores imediatamente antes de cada aula. Todos os dados foram sujeitos a análise indutiva através do processo de análise temática. Após a primeira unidade ter revelado algumas dificuldades instrucionais dos treinadores em diagnosticar erros e emitir feedback, mesmo em situações de aprendizagem simples (tarefas de aquisição), foi aplicado na segunda unidade um protocolo de preparação destes estudantes, o qual envolvia estratégias de modelação, reuniões breves antes da aula e durante a aula. Apesar dos treinadores terem mostrado evidente evolução na segunda unidade, revelaram dificuldades em detetar e corrigir erros em tarefas complexas e conteúdos táticos. Através do segundo protocolo, aplicado na terceira unidade, que integrou vídeo e cartões tarefa, os treinadores mostraram maior capacidade de diagnosticar o erro e emitir feedback mesmo em tarefas e conteúdos mais complexos, assim como também, começaram a utilizar o questionamento.

Endereço: http://www.fade.up.pt/rpcd/entradaPT.html

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.