A Evolução no Papel das Mulheres nos Jogos Olímpicos

Por: Jose Vinicius dos Passos, Matheus Ricardo Corrêa Giusti, Rodrigo Soares Cruz e Vitor Augusto Braga dos Santos Veloso.

XV Congresso de História do Esporte, Lazer e Educação Física - CHELEF

Send to Kindle


Resumo

A mulher, a cada dia que passa, ganha mais espaço na sociedade e com o maior evento desportivo do mundo, as olimpíadas, não seria diferente. No artigo serão demonstradas e discutidas as diferenças entre o papel da mulher no início dos jogos e nos jogos atuais. Até que ponto existe diferença entre os gêneros no esporte, e onde há igualdade. Nos primórdios da história as mulheres eram proibidas de participar devido a uma ideia de fraqueza e fragilidade do sexo. Com o passar dos tempos, essa ideia foi sendo desmistificada e hoje temos mulheres em boa parte das modalidades do evento. Hoje em dia observamos homens e mulheres como seres iguais, com direitos iguais, mas nem sempre foi assim. Mulheres por muito tempo foram segregadas e impossibilitadas de realizarem inúmeras atividades, entre elas, a participação nos jogos olímpicos. O papel desse trabalho é mostrar e fortalecer a discussão acerca do tema para que consigamos aumentar o apoio a mulher no ambiente olímpico, para que deixe de ser uma coadjuvante no evento e passe a ser vista como atleta principal, bem como os atletas do sexo oposto são vistos por boa parte da mídia e população. O desenvolvimento do presente estudo possibilitou uma análise de como foi sendo  alterada a visão da mulher perante a sociedade, de modo que elas passaram de ajudantes a protagonistas. Durante as pesquisas, pôde-se observar que no começo da história, as mulheres participavam apenas como cerimonialistas, medalhando os vencedores, servindo os atletas, e, atualmente, devido a grande luta por igualdade de gêneros, elas ocupam seus lugares como atletas e, também, cargos no COI (Comitê Olímpico Internacional). O presente artigo visa comparar, por meio de dados retirados  de artigos e pesquisas, os primeiros jogos olímpicos com os jogos atuais. Serão apresentadas as diferenças e a evolução do papel da mulher nos jogos. Foi realizada uma pesquisa do tipo básica, com apresentação de materiais do assunto, de natureza qualitativa com levantamento de dados. A pesquisa é tipo explicativa.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.