A Experiência de Arbitragem e Sua Construção Midiática: Uma Reflexão Sobre Equilibrio de Tensão-excitação

Por: Anderson da Silveira Farias, Cindy Laupe Amaral Pacheco, Guilherme de Oliveira Gonçalves, Mauro Castro Ignácio, Raquel da Silveira e .

XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

INTRODUÇÃO

O Campeonato Gaúcho de Futebol (‘Gauchão’), em 2019, realizou sua 100ª edição, sendo uma tradicional competição organizada pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Nesse campeonato, um dos autores participa como árbitro principal, figurando como membro do quadro de arbitragem, lugar a partir do qual tem se deparado com situações e debates acerca da implementação do Video Assistant Referee (VAR). Nesse contexto, este trabalho se dedica a descrever, por um lado, uma experiência específica de arbitragem numa partida da Série A do ‘Gauchão’ e, por outro, a sua construção midiática. O propósito é trazer uma reflexão considerando o debate sobre o uso do VAR, mas não apenas para conferir maior eficiência nas decisões da arbitragem, englobando o a busca de equilíbrio na tensão-excitação na configuração futebolística (ELIAS; DUNNING, 1992; TOLEDO, 2008), tendo em vista a experiência de consumo midiático. 

Endereço: http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2019/8conice

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.