A Experiência do Corpo na Dança: Entrecruzamentos Entre Ciência, Estética, ética e Política

Parte de Por uma Epistemologia da Educação dos Corpos e da Educação Física . páginas 33

Resumo

O que tento lhe traduzir é mais misterioso e se enreda nas raízes mesma do ser, na fonte impalpável das sensações

Cézanne

Falar poeticamente do mundo é quase calar-se Merleau-Ponty, Conversas “A ciência manipula as coisas e renuncia habitá-las”: o corpo sob o olhar da ciência

A modernidade é marcada por uma exigência fundamental para se fazer ciência: não se produz conhecimento científi co sem observação, experimentação e raciocínio lógico, sobretudo, indutivo. Para conhecer, do ponto de vista científi co, é preciso realizar observações empíricas e registrá-las de maneira precisa. Somente o que é observado pode ser matéria para investigação cientifi ca. O cientista ainda pode reproduzir essas observações em situações controláveis em laboratórios para dar mais fi dedignidade as suas elaborações científi cas. Além dos dados empíricos, os cientistas precisam construir proposições usando um raciocínio lógico capaz de garantir uma coerência interna entre as proposições que eles acreditam serem verdadeiras. Sem cumprir essas exigências não se faz ciência