A Experimentação do Voleibol Sentado e Suas Contribuições Aos Processos de Inclusão Socioeducacional da Pessoa com Deficiência Física

Por: Aron Oliveira Vilete, Maria das Graças Carvalho Silva Sá e Michelly de Menezes Garcia.

XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo


Estudo de caráter qualitativo que visa a analise/discussão das contribuições do esporte adaptado para a inclusão das pessoas com deficiência física. A experiência ocorreu no projeto realizado em parceria com o LAEFA/CEFD/UFES no ano de 2011, voltado para a prática do voleibol sentado. Os sujeitos foram 08 pessoas com deficiência física oriundas da comunidade e uma professora de Educação Física. Na coleta de dados, utilizamos diários de campo e entrevistas. A análise de dados se baseou na análise de conteúdos. Os resultados apontam que a prática do esporte adaptado, como o voleibol sentado, potencializou a qualidade de vida dos praticantes, com destaque aos aspectos como socialização e autoestima dos envolvidos, contribuindo nos processos de inclusão socioeducacional.
 

Endereço: http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/conbrace2013/5conice/paper/view/5571

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.