A Exposição das Marcas na Transmissão Televisiva de Jogos de Futebol: Um Estudo de Caso do Campeonato Gaúcho de 2008

Por: Cristina Munaski Jobim Hollerbach, Lauren Lopes e Taís Steffenello Ghisleni.

Caderno de Educação Física e Esporte - v.8 - n.14 - 2009

Send to Kindle


Resumo

Dos vários assuntos expostos na mídia, hoje em dia, o esporte é um dos que ganha destaque. Dentre as várias modalidades, o futebol se sobressai, atraindo grandes investimentos, e proporcionando aos seus anunciantes uma grande exposição. Este trabalho é um estudo de caso, no qual foram analisados dois jogos do Campeonato Gaúcho de 2008 para que fosse possível compreender o uso de marcas anunciantes em jogos de futebol. A análise foi baseada na transmissão televisiva dos jogos pela RBSTV do Rio Grande do Sul. Foram listadas todas as marcas presentes na transmissão desde o pré-jogo, as placas no campo, camisetas dos jogadores, intervalos comerciais e outras formas. O tempo de exposição de cada marca foi cronometrado, possibilitando uma avaliação da qualidade da exposição das referidas marcas.

Endereço: http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/2265

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.