A Extinção da Disciplina Educação Física Escolar e de Professores de Educação Física na Educação Infantil em Cabreúva

Por: C. C. D. A. Pereira, G. O. Gasaffi e M. B. Vandresen.

IX Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana XV Simpósio Paulista de Educação Física

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Resumo

Constatações científicas demonstram a grande relevância da Educação Física escolar no Ensino Infantil. Considera-se que o movimento corporal contribua para a construção de conhecimento e desenvolvimento humano de crianças de 0 a 6 anos. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional ( LDB) 9394/96, determina que "A Educação Física, integrada a proposta pedagógica da escola, é componente curricular da Escola Básica, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar". Entretanto, após vinte anos da existência da Lei, observa-se o pequeno número de professores de Educação Física que atuam no nível de Ensino Infantil, especialmente nas escolas municipais de educação básica. Diante do exposto, fica evidente que a disciplina da Educação Física escolar, ministrada no Ensino Infantil é de extrema valia para contribuir com os aspectos essenciais do desenvolvimento humano, porém infere-se que a mesma não seja ministrada em alguns municípios. O objetivo desse estudo foi descrever o atual quadro da disciplina de Educação Física, na Educação Infantil, na rede municipal de ensino da cidade de Cabreúva - SP, além de relatar a opinião dos diretores sobre a mesma. Foi realizado um estudo descritivo transversal, com 8 (oito) diretores da rede municipal de ensino em Educação Infantil, da cidade de Cabreúva, do estado de São Paulo. Os dados foram coletados uma única vez, por meio de um questionário semiestruturado, criado pelos pesquisadores e descritos por contagem da frequência das respostas (N) e do cálculo da proporção (%). 100% dos diretores consentiram participar da pesquisa. Dos resultados apresentados, 100% das escolas municipais de educação básica, não possuem a disciplina Educação Física escolar, assim como professores de Educação Física, como membros do seu corpo docente. 100% dos diretores atribuíram nota 10, em uma escala de 0 a 10 para a disciplina Educação Física escolar; 25% justificou a importância da Educação Física, valorizando o aspecto motor; 25% como desenvolvimento global do aluno, aspectos motores, cognitivos, afetivos, psíquicos e sociais, e 50% afirmou que a disciplina de Educação Física tem auxílio direto em principalmente 3 (três) aspectos: vivências motoras, brincadeiras e a obediência. Conclui-se que nenhuma das escolas municipais de educação básica da cidade de Cabreúva, possui Educação Física escolar, bem como professores específicos da área. Apesar dos diretores atribuírem valores positivos para a disciplina, especificamente nesse nível de ensino, o Art. 26, parágrafo 3º da LDB, ainda não está em vigência neste município.

Endereço: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/10060/10060

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