A Fadiga Muscular Diminui a Sensação de Posição do Ombro em Andebolistas.

Por: Fernando Ribeiro, Gisele Gonçalves e João Venancio.

Revista Portuguesa de Ciências do Desporto - v.8 - n.2 - 2008

Send to Kindle


Resumo

Diversos estudos evidenciam que a fadiga muscular local diminui a propriocepção articular. Contudo, poucos estudos investigaram o efeito de protocolos funcionais, nos quais o exercício realizado se aproxima das exigências da actividade desportiva. O objectivo do presente estudo consistiu na avaliação, em andebolistas, do efeito da fadiga muscular local aguda induzida por exercício envolvendo a habilidade específica de remate em apoio na sensação de posição do ombro. A amostra foi constituída por 24 atletas do sexo masculino. A sensação de posição do ombro foi avaliada, antes e imediatamente após exercício, através da técnica de reposicionamento activo de uma posição passivamente determinada e foi reportada usando como indicadores o erro angular absoluto, o erro relativo, e o erro variável. O protocolo de exercício para induzir fadiga consistiu na execução de remates de sete metros, em apoio, à velocidade máxima. Os atletas terminavam o exercício quando reportavam um valor ≥15 na Escala de Borg. Os atletas testados realizaram em média 59.96±12.97 remates excedendo o valor 15 (16.9±0.68) da Escala de Borg. Após exercício, o erro angular absoluto aumentou (2.53±1.10 vs 3.46±1.64; p=0.03) e diminuiu a fiabilidade das tentativas de reposicionamento, como o demonstra o aumento do erro variável em 37.7%. Os resultados do presente estudo indicam que a fadiga muscular induzida por exercício envolvendo a habilidade específica de remate tem efeitos deletérios na sensação de posição do ombro de andebolistas.

Endereço: http://www.scielo.oces.mctes.pt/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1645-05232008000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.