Resumo

Objetivo:
O estudo objetivou investigar a trajetória da Federação Brasileira das Associações dos Profissionais de Educação Física – FBAPEF enquanto representação organizativa de caráter associativista, e os seus congressos, ao longo das décadas de 1980 e 1990, considerando os aspectos políticos, sociológicos e históricos e o que representou para a categoria profissional.

Métodos e resultados:
Para a metodologia deste estudo predominou o paradigma qualitativo, com estudos sobre a organização dos Profissionais de Educação Física, a FBAPEF. Utilizou-se para a coleta de dados fontes documentais, depoimentos de parte dos ex-presidentes da FBAPEF e personalidades envolvidas neste processo. Posteriormente foi utilizada a técnica de análise e interpretação dos dados recolhidos. Finalmente, para a análise dos dados, o material foi categorizado. Para obtenção dos resultados nos referenciamos nos congressos da FBAPEF identificando o significado histórico para a categoria. Verificamos que constam como motivos para a sua criação a necessidade da área ter seu fórum de discussão específico e em nível nacional, e que as alterações estatutárias ocorreram com muita freqüência. Os congressos iniciados em 1986 apresentaram uma constante busca de aperfeiçoamento das questões organizativas da entidade. As dificuldades financeiras eram grandes. Quanto aos grandes temas de discussão, a regulamentação da profissão e as questões sindicais foram constantes. A formação do profissional, as legislações sobre educação, esporte e saúde foram também priorizadas. As discussões sobre regulamentação da profissão ocorreram respeitando-se as decisões das plenárias finais dos congressos.

Conclusão:
A FBAPEF contribuiu para o fortalecimento da Educação Física, valorização dos profissionais e regulamentação da profissão.