A Festa do Lúdico no Ensino Fundamental (concepções de Duas Categorias)

Por: Manuel Ferreira dos Santos Júnior.

168 páginas. 2003

Send to Kindle


Resumo

Com a finalidade de aprofundar a discussão sobre o lúdico no ensino Fundamental de 1.ª a 4.ª série, buscamos entender como os professores (Regentes de Sala-‘PRS’ e Licenciados em Educação Física-"PEF"), concebem e põem em prática o lúdico em suas aulas e, numa análise mais crítica, qual seria a verdadeira intenção de utilização do componente lúdico durante as atividades desenvolvidas. Buscou-se verificar se o lúdico é lançado como mais uma ferramenta de trabalho, como meio de educar ou se a utilização de situações lúdicas justificam-se como um fim em si mesmo. Para melhor compreender o processo educacional relacionado às crianças, buscou-se um retrospecto histórico, com alguns dos indivíduos que influenciaram o pensamento pedagógico, demonstrando a visão dos autores acerca de como as crianças deveriam ser tratadas em relação ao processo educativo escolar, da era primitiva à atualidade, apresentando as principais teorias pedagógicas vivenciadas no Brasil, inicialmente no âmbito educacional de modo geral e em seguida as idéias pedagógicas mais significativas já desenvolvidas no Brasil na área da Educação Física. Finalmente, a metodologia desenvolvida para a execução do questionário, sendo composta de três questões básicas: 1) o que é lúdico na sua concepção? 2) De que forma ele está presente no seu trabalho? e 3) Na sua opinião: O lúdico é um meio de educar ou um fim em si mesmo? O resultado das questões, após a Análise de Conteúdos (BARDIN, 1977) aponta para ligeira distinção de concepções quando os PRS deixam claro que o lúdico é um meio de ensino, uma ferramenta do processo, e os PEF apesar de indicarem na questão 3, o lúdico como meio de educar, demonstram em seus discursos uma tendência deste como facilitador do processo. Outra diferença significativa foi constatada na questão 2, quando a primeira categoria dá ênfase lúdica aos aspectos cognitivos e a segunda aos aspectos motores, explicado pela origem de formação de cada uma delas. Concluindo, detectamos a necessidade de maior entendimento de ambas as categorias quanto ao componente lúdico na educação e a importância cada vez maior desta vivência enquanto parte intrínseca do viver humano.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=784&listaDetalhes%5B%5D=784&processar=Processar

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.