Resumo

Neste trabalho é apresentado o processo de criação, desenvolvimento e análise, de uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) proposta para trabalhar os conceitos relativos à Mecânica, com alunos do Ensino Médio da rede pública estadual do município de Orlândia – SP. Com o objetivo principal de promover a aprendizagem significativa dos alunos, o desenvolvimento dessa proposta didática teve como fator motivacional a busca por uma participação mais efetiva dos alunos, por meio de atividades que levem ao aluno a analisar, questionar, apresentar e discutir suas ideias, sendo agente ativo no processo de ensino aprendizagem. Tendo como base o perfil geral dos jovens, os processos presentes em seu cotidiano e os seus conhecimentos prévios, foram utilizadas como estratégias motivacionais, o uso de diferentes ferramentas metodológicas e a relação existente entre esses conceitos e os esportes. Por meio de atividades diferentes, baseadas e selecionadas de acordo com os conhecimentos prévios do aluno, como a utilização de vídeos, experimentos e simulações, foram estudas as leis de Newton e como estas podem ser verificadas em situações relacionadas a diversas modalidades esportivas. Assim, nesse trabalho pudemos verificar a importância da motivação e da participação efetiva para a construção de uma aprendizagem significativa em um trabalho escolar capaz de promover experiências vivenciais para os alunos. 

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