A Força Muscular de Mulheres Idosas Decresce Principalmente Após Oito Semanas de Interrupção de Um Programa de Exercícios com Pesos Livres

Por: , Vagner Raso e .

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.7 - n.6 - 2001

Send to Kindle


Resumo

Este estudo teve como objetivo verificar o efeito da interrupção de um programa de exercícios com pesos livres sobre a força muscular de mulheres idosas através do teste de uma repetição máxima (1-RM). Para tanto, a amostra foi constituída por oito mulheres idosas saudáveis (x: 64,3 ± 7,6 anos) que foram envolvidas, previamente à interrupção, em um programa de exercícios com pesos livres durante 12 semanas, três vezes por semana, três séries de 10 repetições a 50% 1-RM para seis tipos de exercícios para os membros superiores e inferiores. O teste 1-RM foi realizado imediatamente após a interrupção do programa e subseqüentemente a cada quatro semanas (4ª, 8ª e 12ª semanas). Os valores demonstraram decréscimo estatisticamente significativo na força muscular de ambas as extremidades corporais, principalmente após a 8ª semana de pausa. O decréscimo percentual na 12ª semana variou de 27,5% a 35,1% para a força muscular de membros inferiores e superiores, respectivamente; aconteceu, principalmente, nos membros superiores. Os membros inferiores preservaram mais a capacidade de manutenção da força muscular após a interrupção do treinamento (22,9% a 71,9%) que os membros superiores (-14,8% a 16,1%) quando os valores absolutos finais do período de destreinamento foram comparados com os valores iniciais do treinamento. Esses resultados permitem concluir que a interrupção de um programa de exercícios com pesos livres produz efeito negativo na força muscular de mulheres idosas, especialmente após a 8ª semana. Palavras-chave : Envelhecimento; Destreinamento; Força muscular; Exercícios com pesos.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=1517-869220010006&lng=pt&nrm=iso

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.