A Formação de Professores na Escola de Educação Física e Desportos de 1979 a 1985: a Educação do Corpo e os Territórios de Diálogo

Por: Guilherme Gonçalves Baptista.

2015 27/02/2015

Send to Kindle


Resumo

A presente dissertação composta por dois estudos distintos que objetivam apresentar novos olhares sobre o processo denominado educação do corpo e a forma o de professores na EEFD-UFRJ nos anos marcados pela Ditadura civil-militar, mais especificamente de 1979 a 1985. O primeiro estudo uma revisão sistemática do termo educação do corpo na literatura científica brasileira com intuito de compreender seu(s) significado(s) e seu(s) sentido(s), uma vez que sua utiliza o come ou a ficar mais recorrente nos últimos anos. A partir da análise de 37 artigos, notou-se ser um termo ligado, sobretudo, ao campo da educa o física e que possui significados e sentidos difusos a depender do tipo de referencial utilizado nos trabalhos. Ademais, observa-se que existe um conceito em torno desse termo, mas a revisão aponta uma literatura ainda inconsistente no que se refere ao seu uso. O segundo estudo teve como objetivo compreender a educação do corpo propagada na forma o de professores na EEFDUFRJ nos anos de 1979 a 1985, investigando as estratégias cotidianas de apropria es pelos sujeitos e suas possibilidades de acumula o de capitais dentro desse universo. Mediante a análise de 90 documentos oficiais e da História Oral a partir de entrevistas com 5 professores da EEFD-UFRJ, os resultados apontaram uma educação do corpo durante a formação de professores em transi o, inclusive com uma reformulação curricular nesse momento. Os saberes biomédicos, principais responsáveis por fundamentar cientificamente a área, e os esportivos eram predominantes durante o curso, embora outros saberes, principalmente os pedagógicos, também tenham ganhado maior destaque nesse universo. Da mesma forma, notou-se que tanto professores como alunos se apropriavam dos discursos de educação do corpo propagados na instituição, atestando a existência de um espaço de relativa autonomia desses atores no universo da EEFD-UFRJ. Com isso, esses sujeitos desenvolviam estratégias a partir das possibilidades por eles encontradas para aumentar sua capacidade de acumular capitais nesse cenário.

Endereço: http://www.eefd.ufrj.br/stricto-sensu

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.