A Formação de Crianças Para o Esporte de Alto Rendimento: Sobre ?manobras? e Diferentes Apropriações dos Treinos

Por: Maitê Venuto de Freitas e .

Pensar a Prática - v.19 - n.1 - 2016

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho busca compreender ‘como’ e ‘por que’ uma criança específica se mantém em uma equipe de Ginástica Artística que visa o alto rendimento. A partir de observações sistemáticas durante 9 meses na rotina de treinos da ginasta e da realização de 1 entrevista semiestruturada com a mesma, foi possível identificar 4 aspectos sobre a maneira como esta vivenciava os treinos: 1) experimentação dos limites e das possibilidades dos movimentos do seu ‘corpo de ginasta’; 2) participação ‘não passiva’ nos treinos, marcada por tensões; 3) construção de vínculos de amizades; 4) experiências para além da prática esportiva. Com base nos resultados do estudo, questionamos algumas críticas presentes na Educação Física sobre o esporte de alto rendimento na infância

Endereço: http://revistas.ufg.emnuvens.com.br/fef/article/view/36808

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.