A Formação de Professores de Educação Física: a Avaliação das Disciplinas Teórico-práticas na Licenciatura do Cefd/ufsm

Por: Cassiano Telles, Hugo Norberto Krug, Leonardo Germano Krüger e Marta Nascimento Marques.

Contexto e Educação - v.29 - n.92 - 2014

Send to Kindle


Resumo

Este estudo objetivou analisar a forma como acontece o processo de avaliação das disciplinas teórico-práticas do curso de Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM. A metodologia caracterizou-se pelo enfoque fenomenológico sob a forma de estudo de caso com abordagem qualitativa. Os instrumentos utilizados para a coleta de informações foram a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a entrevista não-diretiva. A interpretação das informações foi realizada através da análise de conteúdo. Os participantes foram sete professores universitários responsáveis por disciplinas teórico-práticas do curso de Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM. Concluiu-se que: a) O PPP do curso de Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM, segue o Regimento Geral da UFSM, que é frágil para um curso de Licenciatura, além de estar defasado com sua última atualização em 2005; b) A concepção de avaliação dos professores é um processo contínuo que se realiza durante o processo de ensino-aprendizagem; c) Os critérios de avaliação utilizados devem dar garantias de um processo avaliativo aberto, sem margem para questionamentos; d) A formação da aprendizagem de avaliar deve acontecer na própria universidade; e) O responsável por ensinar a avaliar é o próprio curso.

Endereço: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/1461

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.