A Formação de Professores em Educação Física no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica-parfor/uneb: Realidade, Tensões e Contradições

Por: Itamar Silva de Sousa.

156 páginas. 2014 04/08/2014

Send to Kindle


Resumo

A presente pesquisa tem como objeto de estudo a concepção de formação de professores presente no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR, do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado da Bahia-UNEB, Departamento de Ciências Humanas, Jacobina-Ba. Esta investigação tem como objetivo central analisar criticamente a concepção de formação de professores que orienta o PARFOR e de que maneira a referida concepção se articula no desenvolvimento do Estágio Supervisionado do curso de Educação Física. Para tanto, utilizou-se aportes da concepção crítico-dialética, em que as categorias do método, totalidade, contradição, mediação e hegemonia foram basilares na investigação. Como forma de apreensão dos dados da realidade foi utilizado dois instrumentos: Análise do projeto curricular do curso e realização de Grupo Focal com 7 professores-estudantes do PARFOR. Os resultados apontam que o curso de Educação Física do PARFOR estabelece aproximações com uma concepção de formação de professores centrada nas abordagens pedagógicas hegemônicas, do ""

Endereço: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/118

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.