A Formação de Professores na Escola de Educação Física e Desportos da Ufrj (1979-1985): Vestígios do Senso de Jogo Discente

Por: Guilherme Gonçalves Baptista e Gustavo da Motta Silva.

XIV Congresso de História do Esporte, do Lazer e da Educação Física - CHELEF

Send to Kindle


Resumo

Nos últimos anos, alguns estudos sobre a Educação Física no período da Ditadura (1964-1985) vêm priorizando o universo das representações dos sujeitos a fim de estabelecer uma história mais encarnada. Todavia, as representações discentes permanecem marginalizadas na maioria desses estudos. Ao considerar a teoria dos campos (BOURDIEU, 2011), este trabalho investigou a relação entre os discursos presentes na Escola de Educação Física e Desportos (EEFD-UFRJ) na formação de professores (1979-1985) e os dispositivos usados pelos alunos para obter sucesso em seus caminhos. Foram produzidas 3 entrevistas com professores envolvidos com a instituição e, também, foram analisados 71 documentos produzidos no período de 1979 a 1985: 13 atas de Congregação e 58 de Conselho Departamental da EEFD/UFRJ. Os dados foram tratados sob as luzes de Bourdieu (2011), sendo tomada a noção de capital e de senso de jogo como categorias de análise.

Endereço: http://cev.org.br/biblioteca/anais-do-xiv-chelef

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.