Resumo

Nos últimos anos, alguns estudos sobre a Educação Física no período da Ditadura (1964-1985) vêm priorizando o universo das representações dos sujeitos a fim de estabelecer uma história mais encarnada. Todavia, as representações discentes permanecem marginalizadas na maioria desses estudos. Ao considerar a teoria dos campos (BOURDIEU, 2011), este trabalho investigou a relação entre os discursos presentes na Escola de Educação Física e Desportos (EEFD-UFRJ) na formação de professores (1979-1985) e os dispositivos usados pelos alunos para obter sucesso em seus caminhos. Foram produzidas 3 entrevistas com professores envolvidos com a instituição e, também, foram analisados 71 documentos produzidos no período de 1979 a 1985: 13 atas de Congregação e 58 de Conselho Departamental da EEFD/UFRJ. Os dados foram tratados sob as luzes de Bourdieu (2011), sendo tomada a noção de capital e de senso de jogo como categorias de análise.

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