A Formação do Professor de Educação Física no Contexto do Parfor: Um Estudo de Caso a Partir do Curso de Licenciatura da Uefs

Por: Gersivania Mendes de Brito Silva.

110 páginas. 2015 28/10/2015

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo visa contribuir com as discussões no campo da formação de professores de educação física escolar. Para atender à necessidade de professores qualificados para atuar nas escolas de educação básica do Brasil, são elaboradas e implementadas políticas públicas de formação de professores, dentre essas políticas está o Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR), que tem por objetivo ofertar cursos emergenciais de licenciaturas ou programas especiais dirigidos aos docentes em exercício há pelo menos três anos na rede pública de educação básica, conforme consta no artigo 11, inciso III do Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Nesse trabalho nos preocupamos em estudar o curso PARFOR de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Feira de Santana a fim de compreender como se expressa a formação do professor nesse contexto. Para tanto, utilizamos aportes do materialismo histórico-dialético. Saviani (2004) afirma que a reflexão do homem sobre os problemas da realidade deve ser radical, rigorosa e de conjunto. Essas características se relacionam às categorias totalidade, contradição e mediação da opção metodológica desse trabalho. Essa pesquisa é também caracterizada como crítica, descritiva e de acordo com Triviños (2009) um estudo de caso de natureza documental. Todas as fontes de informações apresentadas nesse material como leis, processos e condições escolares (PARFOR-EF-UEFS), compõem esse trabalho no intuito de consistir na Técnica da Triangulação (TRIVIÑOS, 2009). Analisamos os dados fundamentados em Bardin (2009), por meio da Análise de Conteúdo. A interpretação inferencial dos resultados foi mediada pela pesquisa prévia sobre as abordagens pedagógicas da educação física escolar (DARIDO, 2003), concepções de formação de professores (SAVIANI, 2009; FACCI, 2004) e método no materialismo histórico dialético (SAVIANI, 2004; RÊSES, 2014). Todo esse percurso metodológico nos fez compreender que o PPP-EF-PARFOR-UEFS não expressa unidade teórico-metodológica quanto ao trabalho com as abordagens pedagógicas da educação física, o que compromete o papel político da função de educador da educação básica.

Endereço: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/288

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.