Resumo

A formação de professores tem se constituído em desafio na perspectiva de que os docentes tem um conhecimento tácito e privatizado de sua prática de sala de aula. Eles sabem que sabem, mas, muitas vezes, não sabem explicitar como ficaram sabendo ou incorporaram aquele saber ao longo do tempo. Em se tratando da formação universitária, os estudantes colocam também que na prática a teoria é outra e assim por diante. Na resolução desse problema, a literatura tem apontado como possibilidade a formação de um professor que investiga a sua prática, que a explicita e investiga na resolução dos desafios da sala de aula. Em face desse contexto este estudo teve como objetivo compreender como os estudantes do curso de licenciatura em Educação Física analisam a pratica de ensino do estágio supervisionado na perspectiva do professor que investiga a sua prática. Neste contexto, uma análise que se pode fazer é: descrever (um plano de aula); informar (como me tornei assim; o que fundamentou a elaboração desse plano); confrontar (quais são as teorias que fundamentam esse plano); e reconstruir (como posso fazer diferente). Como caminho escolheu-se a pesquisa qualitativa, descritiva, tendo como técnicas a análise documental, a observação, a entrevista, a análise documental e a participação de seis sujeitos. Entre os resultados preliminares da analise documental de seis depoimentos observou-se indicativos: (a) de uma ação reflexiva em relação aos trabalhos desenvolvidos nos estágios por conta dos portfolios reflexivos e relatórios; (b) do mesmo modo apareceu nos apontamentos a compreensão da escola como um lugar de formação, assim como a universidade e (c) no programa das disciplinas de estágio. Concluiu-se a partir dessas análises que a perspectiva do professor que investiga a sua prática está presente na formação desses seis depoentes da análise documental. A próxima etapa da pesquisa buscará aprofundar as descobertas apontadas, assim como os elementos que auxiliam neste processo reflexivo.

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