A Formação do Profissional de Educação Física Para Atuação em Equipes Multidisciplinares na área da Saúde

Por: Talitha Bonini Ferreira.

60 páginas. 2017 23/03/2017

Send to Kindle


Resumo

O objetivo desse trabalho foi discutir, do ponto de vista de professores especialistas no tema, a formação dos Profissionais de Educação Física (PEF) para atuar em equipe multidisciplinar em Saúde, . Este estudo tem caráter qualitativo, do tipo descritivo exploratório. Foram realizadas entrevistas com quatro docentes vinculados à área de Saúde de cursos de graduação em Educação Física. Para analisar as respostas dos docentes, as entrevistas foram transcritas e codificadas. Os códigos foram agrupados por semelhança e originaram duas categorias, “formação para saúde” e “atuação”, bem como subcategorias. Esse método auxiliou a análise e interpretação das respostas, sendo possível verificar que, na visão dos docentes, houve um avanço no discurso da saúde pública na Educação Física, porém não o suficiente.. Ainda há um distanciamento entre a demanda do mercado de trabalho e o que é ensinado na graduação. Para os docentes entrevistados, seria interessante que fosse repensado o conteúdo que de fato é necessário haver nos currículos da graduação em EF, com mais possibilidades e/ou opções para os graduandos seguirem carreira. A demanda do mercado de trabalho, com o currículo mínimo e todas as possibilidades de atuação, seria bem mais atrativo. Outro fator importante citado é a escassez de estudos da educação física voltados para o âmbito da saúde, pois se houvesse mais estudos poderia auxiliar de forma mais abrangente na atuação dos profissionais no trabalho multidisciplinar, seriam propostas melhores formas de avaliação e os PEF teriam mais conteúdo sobre o assunto.

Endereço: http://www.usjt.br/biblioteca/mono_disser/mono_diss/2017/401.php

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.