A Formação Docente na Escola de Educação Física do Espírito Santo: Circulação de Saberes e Práticas na Década de 1930

Por: , André da Silva Mello, Marcela Bruschi, Marcelo Laquini Eller, Omar Schneider e Wagner dos Santos.

Revista da Educação Física - UEM - v.28 - n.1 - 2017

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Resumo

Analisa as práticas de ensino e os saberes em circulação na formação de professores na Escola de Educação Física do Espírito Santo na década de 1930. Opera com o conceito de lutas de representações e com as possibilidades metodológicas do paradigma indiciário. Como fontes, utiliza os documentos do Arquivo Permanente do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo (Cefd/Ufes). Na Escola de Educação Física do Espírito Santo, o objetivo era habilitar o professorado capixaba a trabalhar com o Método Francês nas escolas estaduais, para tanto, aos alunos eram ensinados as novas teorias e as novas práticas do Regulamento nº 7 de Educação Física. Apesar da presença dos militares na organização e funcionamento da escola, os indícios deixados nos documentos não sinalizam a intenção de militarizar e tornar mais esportiva as aulas, mas o trato pedagógico com os conteúdos de ensino.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/32105

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