A Formação Inicial dos Professores de Educação Física do Distrito Federal : das Diretrizes Curriculares Nacionais Aos Cursos de Graduação

Por: Leandro Casarin Dalmas.

112 páginas. 2009 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

O presente trabalho de pesquisa desenvolvido na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, na área de concentração Desenvolvimento Profissional Docente, reúne elementos que pretendem auxiliar na análise das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) - reformulada pelas Resoluções CNE/CP-01/2001 e CNE/CP - 07/2004 - como diretrizes para implementação das grades curriculares dos cursos de graduação em Educação Física. Nesse sentido optamos por levar em consideração o entendimento dos principais interlocutores envolvidos no processo: coordenadores, professores e alunos de cursos de graduação. O objetivo central da pesquisa é analisar o processo de implementação das DCN em cursos de graduação em Educação Física do Distrito Federal, que tiveram seus currículos reformulados com base nas referidas resoluções, de forma a analisar seus principais limites e possibilidades. Como instrumentos e procedimentos de pesquisa utilizei a análise documental tendo por base os registros legais, como as Resoluções das DCNs e os projetos político-pedagógicos das instituições pesquisadas. Realizei duas entrevistas semi-estruturadas com os professores mais envolvidos nos processos de reformulação, uma em cada instituição, sendo eles um coordenador de curso e um assessor da diretoria. Para captar a opinião dos estudantes realizamos dois grupos de trabalho temático e foi aplicado um questionário para cada professor das instituições que ministram aulas no bacharelado e na licenciatura em Educação Física. As análises são organizadas em três eixos: as estruturas curriculares dos cursos, os perfis profissionais propostos aos egressos licenciados e bacharéis e as concepções de Educação Física e de formação que fundamentam os currículos dos cursos. A pesquisa revelou que os currículos são organizados em grades fechadas, com pouca diferenciação entre os cursos de licenciatura e de bacharelado. Essa formatação tem grandes possibilidades de fragmentação do conhecimento e da formação inicial dos professores de Educação Física. Aponta assim a necessidade de reflexão e retomada do assunto na pauta das Instituições de Ensino Superior e nos respectivos órgãos reguladores. 

Endereço: http://repositorio.unb.br/handle/10482/2041

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.