Resumo

A partir de um contexto te6rico, onde procurou-se alargar as reflexoes sobre a Educacao Fisica e Desportos enquanto urna profissao ernergente, urn rnercado de trabalho em expansao e um curso de preparacao profissional operacionalizado sob diferentes condicoes e contextos, forarn desenvolvidos estudos explorat6rios para possibilitar a analise da relacao entre o arnbiente percebido na formacao inicial e a auto-percepcao de competencia profissional em Educacao Fisica e Desportos. A Teoria dos Sisternas Ecol6gicos de Urie Bronfenbrenner foi utilizada na investigacao sobre o arnbiente percebido na formacao inicial e a Teoria da Aprendizagern Cognitiva Social de Albert Bandura foi usada para analisar a competencia profissional percebida e a sua possivel relacao corn as estruturas interpessoais na formacao inicial. Participararn da investigacao 282 estudantes forrnandos do curso de licenciatura em Educacao Fisica e Desportos de instituicoes publicas de ensino universitario, sendo 118 estudantes brasileiros e 164 estudantes portugueses. Os resultados evidenciararn diferencas significativas na comparacao entre os dados

Arquivo