A Formação do Jovem Atleta e a Pedagogia da Aprendizagem Esportiva.

Por: Paulo César Montagner.

145 páginas. 1999 06/08/1999

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo teve por objetivo refletir sobre a formação do jovem atleta e a pedagogia da aprendizagem esportiva. A proposta investigou o processo da aprendizagem a partir do resgate das "histórias de vida" ligadas às atividades físicas e esportivas de oito (8) atletas em êxito nos esportes. O método de investigação escolhido foi o da "análise de conteúdo", e a técnica de entrevistas revelou aspectos da realidade motora dos jovens atletas pesquisados. Esta estratégia reuniu algumas memórias, que possibilitaram entender o processo por um ângulo pouco observado: o da linguagem e conceitos de quem aprendeu, e não de quem ensinou. O raciocínio do pesquisador concentrou-se nos argumentos extraídos das falas dos indivíduos, o que proporcionou uma análise dos fatos e a construção de inferências; representa um recorte, dentre os muitos possíveis, a respeito da aprendizagem esportiva. Analisando os dados encontrados na pesquisa, foi possível confirmar que "por trás" do êxito esportivo dos entrevistados existem experiências diversificadas em atividades físicas e esportivas (informais e formais), claramente evidenciadas nas construções teóricas deste estudo. Significou afirmar que os jovens entrevistados aprenderam esportes nas diversas brincadeiras de rua, nas imitações e observações, nas várias experiências esportivas e diversificações destas práticas, com os pais, irmãos, e também com os técnicos esportivos. Admitiu-se, portanto, que o êxito esportivo foi construído através dessas inúmeras experiências e conhecimentos oriundos das práticas detectadas pela pesquisa de campo. Como linha básica de argumentação, construiu-se um referencial sobre as teorias de aprendizagem. Na seqüência, discutiu-se questões pertinentes à aprendizagem nos esportes com a abordagem de diferentes autores e propostas metodológicas acerca do assunto. Concluindo, o capítulo da pesquisa de campo demonstrou uma análise e apresentação de resultados, então foram elaboradas algumas considerações sobre a pedagogia do esporte.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1795&listaDetalhes%5B%5D=1795&processar=Processar

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.