Resumo

A educação física adaptada é uma área que necessita de melhor qualificação profissional. Com o aumento das carências da sociedade relacionadas à inclusão social de pessoas com necessidades especiais, cresceu a preocupação sobre a formação desses profissionais atuantes. Assim, pelas razões elencadas, estabelecemos como objetivos desse trabalho: a) Analisar a atuação dos professores de educação física escolar inclusiva; b) Verificar as influências da sua formação profissional na atuação com indivíduos com necessidades especiais. Foi utilizado para a coleta de dados um questionário composto de 12 questões abertas e fechadas aplicadas a 20 sujeitos que atuam ou atuaram com Educação Física Inclusiva Escolar. Como resultado, bservamos que: a) a implantação de novas diretrizes para a inclusão social acarreta na obrigatoriedade da atuação de rofissionais nessa área, podendo comprometer o desenvolvimento do aluno com necessidades especiais e a proposta pedagógica; b) a disciplina de Educação Física Adaptada não mostrou-se como fator determinante para a intervenção do profissional de Educação Física nas aulas; c) atualmente a formação continuada é mais relevante para a atuação do profissional no contexto inclusivo; d)a disciplina deve proporcionar aos alunos de graduação vivências práticas a fim de diminuir o distanciamento entre teoria e prática potencializando, como instrumento, as situações problemas.

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